Os alunos da 3ªs série 02 e 04 acompanhados pelo Prof Carlos Camprestrini e a Diretora Adriana Adam visitaram no dia 01/07 o Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff e a Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura.
Felippe Maria Wolff foi um personagem muito importante para São Bento do Sul na Revolução Federalista. Sendo assim, a cidade resolveu homenageá-lo dando-lhe um museu com seu nome em 1971, na mesma casa ocupada pelo médico. O Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff conta a história da região por meio de um interessante e rico acervo com peças raras, como armas de guerra, ferramentas, artigos religiosos e instrumentos dos imigrantes. Ao todo, o local recebe a visita de mais de 850 pessoas por mês e contém 1.828 peças registradas no acervo.
Mostra Internacional de Instrumentos Medievais de Tortura. Ao todo, estão expostas aproximadamente 40 peças originais, dentre elas, uma cadeira inquisitória com mais de 1,6 mil pontas de madeira e outras 23 de ferro, datada no ano 1186. Os instrumentos foram coletados em diversos países europeus, como Alemanha, Áustria França, Itália e Espanha.
Segundo a curadora Carla de Andrade, estarão em exposição 40 peças, a mais antiga delas datada de 1186. Trata-se de uma cadeira inquisitória com mais de 1,6 mil pontas de madeira e outras 23 de ferro. Se o resultado esperado – as confissões – não fosse alcançado, a vítima morria em cerca de três dias, após um lento processo de sofrimento através das perfurações e o consequente sangramento.
Os instrumentos são oriundos de diferentes países europeus, como Itália, França, Espanha, Alemanha e Áustria. “São todos originais”, garante Carla. Organizada pela Associazone Ricercatori Storici D’Itália, de Verona, a exposição permanecerá em São Bento por um mês. Durante este período, a população terá a oportunidade de conhecer aparelhos utilizados com frequência durante a Idade Média. A empalada, por exemplo, era enfiada no ânus da vítima e saía pela garganta. As atrocidades cometidas na época com o instrumento teriam servido de inspiração para o escritor irlandês Bram Stoker, autor do clássico “Conde Drácula”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário