terça-feira, 8 de abril de 2014

AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

                 Para iniciarmos o Pré- Modernismo os discentes assistiram o filme 
Guerra de Canudos,  um filme brasileiro de 1997, do gênero drama, dirigido por Sérgio Rezende É baseado no célebre episódio real da história brasileira, a Guerra de Canudos, na qual o Exército Brasileiro enfrentou os integrantes de um movimento religioso liderado por Antônio Conselheiro, e que durou de 1896 a 1897 e terminou com o massacre dos insurgentes pelas tropas federais.
              Nas aulas seguintes os alunos fizeram a leitura de uma adaptação da obra Os Sertões, de Euclides da Cunha, pois a obra Os Sertões dá início ao que se chama de Pré-Modernismo na literatura brasileira, revelando, às vezes com crueldade e certo pessimismo, o contraste cultural nos dois "Brasis": o do sertão e o do litoral.
         Euclides da Cunha critica o nacionalismo exacerbado da população litorânea que, não enxergando a realidade daquela sociedade mestiça, produzida pelo deserto, agiu às cegas e ferozmente, cometendo um crime contra si própria; o que é o grande tema de Os Sertões.
          Todos os importantes questionamentos e as grandes formulações sociológicas, antropológicas, históricas e políticas para compreender o Brasil, antes e depois da República, tiveram seu embrião nas páginas de Os Sertões.
          E a partir dos conhecimentos adquiridos foi proposto aos alunos a elaboração de um poema com as características da literatura de cordel, a qual tem como proposta expor vários problemas sociais através de versos rimados.
        Após a escritura dos textos, cada equipe fez uma adaptação do processo de xilogravura para a confecção da capa de seus livros.
       Os textos produzidos foram socializados com o grande grupo, e em seguida expostos em um varal para a visualização do público.




                                                                                FOTOS






















      A professora Elizeth M. Machado Odia parabeniza os alunos da 3ª 08 e 3ª 09, os quais demonstraram muita criatividade e originalidade na produção dos textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário